iStock-1283252720.jpg

RECONECTA-RMC

Conectando áreas de interesse ambiental e promovendo bem-estar para todos e todas  

 
070415_Pedreira Chapadão Campinas _Fotos

RECONECTA RMC

O Programa RECONECTA RMC surgiu de uma iniciativa da Prefeitura de Campinas alinhada ao Plano Municipal do Verde e visa estabelecer a cooperação entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas para ações de interesse recíproco, conservação da fauna e flora e troca de conhecimento técnico. 

INTERACT-Bio

Prancheta 39.png

O projeto visa proporcionar a criação de soluções para um caminho de desenvolvimento resiliente e mais sustentável, que englobem esforços dos governos subnacionais para potencializar medidas como: planejamento territorial; boa gestão do uso e ocupação do solo; desenvolvimento da economia local; implementação de projetos de infraestrutura e maior conscientização sobre o valor da natureza no contexto urbano.

 

No Brasil, as regiões metropolitanas participantes são Belo Horizonte, Campinas e Londrina. Além disso, países como Índia e Tanzânia também são parte do projeto, que visa incorporar aspectos da biodiversidade nos instrumentos de planejamento, a fim de promover um desenvolvimento mais equilibrado junto às comunidades urbanas.  

 
 

LINHA DO TEMPO

2015


Início do desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Campinas. 

05ApresentaçãoINTERACT-Bio-22.png

2017


Apresentação do Programa de Integração RMC para a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e para o Conselho de Desenvolvimento da RMC, formado pelas prefeituras dos 20 municípios da região. 

2019


Primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa e Poluentes Atmosféricos elaborado pela Prefeitura de Campinas para a RMC, tendo como ano-base 2016.

2016


O Plano Municipal do Verde de Campinas, instituído pelo Decreto nº 19.167/16, estabelece o Programa de Integração RMC

2018

Área de Conectividade apresentada à sociedade civil e reconhecida como Área Estratégica para Ação Metropolitana (AEAM), no Caderno Preliminar de Propostas do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) de Campinas.

2020

Elaboração do Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade da RMC. 

 
Ciclovia Avenida Theodureto de Almeida C

ÁREA DE CONECTIVIDADE

A Área de Conectividade se propõe a promover  desenvolvimento regional mais sustentável, fomentando a conservação da natureza, a manutenção dos processos ecológicos e a prosperidade social, econômica e cultural, assim como o aumento da capacidade de resiliência frente às mudanças climáticas.

PRODUTOS

 
 

O Plano de Ação para a implementação da Área de Conectividade ilustra o que há de mais potente na parceria com nossos governos associados e destaca as possibilidades da cooperação internacional como alavanca para o desenvolvimento de projetos de impacto que visam cidades mais sustentáveis, resilientes e justas para todos.

Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul

DEPOIMENTOS

Essa articulação regional em prol da recuperação ambiental, da valorização de serviços ecossistêmicos e em defesa da biodiversidade com o Plano de Ação para reconectar áreas verdes da RMC, através de corredores ecológicos recuperados, já é referência e nos traz entusiasmo e esperança em um momento de apreensão e dor com tantas vidas perdidas todos os dias.

Rogério Menezes, Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas

Ficamos muito felizes com esta iniciativa porque acreditamos que os caminhos para o futuro e para o desenvolvimento sustentável são ações regionalizadas e com participação social. A complexidade das ações para a preservação do meio ambiente demanda conhecimentos complementares sobre o território, que são vitais para o fortalecimento da gestão integrada entre Estado e municípios.  

Marcos Penido, Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente

05ApresentaçãoINTERACT-Bio-23.png
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

05ApresentaçãoINTERACT-Bio-24.png

GALERIA

 
 

PARCEIROS

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.