Artigo originalmente publicado no site da Prefeitura de Campinas
O II Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA) foi aberto nesta quarta-feira, dia 26, no Expo Dom Pedro, em Campinas. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, realizou a abertura do evento junto com o secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes. O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, também esteve presente. O evento segue até o dia 28 de junho e tem por objetivo reunir diversas esferas de governo, setor privado e sociedade civil para discutir os principais temas relacionados à gestão ambiental.
O prefeito Jonas Donizette, em sua mensagem de boas-vindas, ressaltou a importância da área ambiental para o município, destacando a criação de projetos como o Campinas Bem Verde e o cuidado com as áreas verdes de preservação permanente (APPs) e as de função social. Ele também destacou que, ao cuidar das áreas verdes do município, há, por consequência, impactos positivos para a saúde e a qualidade de vida da população. “É impressionante, o que as pessoas mais pedem, principalmente em bairros periféricos, é a criação de áreas verdes e de lazer para as crianças brincarem e interagirem. Também agregamos à Secretaria do Verde a parte de defesa dos animais, com a instituição do Samu Animal. Nesse evento há pessoas que têm uma vida dedicada a essa causa”, contou.
O Secretário Rogério Menezes, que também é presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), que organiza o evento, contou que são esperados para os três dias mais de 500 secretários e prefeitos municipais de todo o País. Segundo ele, muitos parceiros contribuíram para que o encontro ocorresse como a Frente Nacional dos Prefeitos e as diversas empresas e instituições que “viabilizaram a estrutura para o evento”.
Menezes relembrou o início do Fórum com uma primeira ação que começou em 2015, com 400 pessoas. “Em 2017, no primeiro fórum, tivemos 8.500 participantes e hoje chegaremos a cerca de 12 mil pessoas em todos esses dias de Fórum. Isso foi possível porque, em 2015, sonhamos com um espaço de diálogo e constatamos que na gestão ambiental brasileira existia muito envolvimento, muitas pessoas boas trabalhando e entidades desenvolvendo importantes projetos. Mas faltava um espaço de interlocução, de diálogo, o que é muito importante principalmente neste momento que estamos vivendo na sociedade”, disse Menezes.
O secretário ressaltou que há, atualmente, muitas posições extremadas na sociedade e é preciso haver a possibilidade de que mesmo pessoas que pensem diferente possam dialogar e construir juntos. “Foi disso que nasceu o Fórum por meio da Anamma e, fundamentalmente, pela ação das mais de 30 pessoas compraram essa ideia do diálogo e de um espaço de construção conjunta. É com esse espírito que iniciamos esse Fórum”.
Fórum Brasil
O II Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA) prossegue até a próxima sexta-feira, 28 de junho. São três dias de evento com mais de 50 atividades paralelas entre seminários, palestras, oficinas e workshops, além dos estandes de produtos e serviços.
O FGBA é uma realização da Anamma (Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente) em parceria com a Prefeitura de Campinas e a FNP (Frente Nacional de Prefeitos), entre outras organizações.
Programação
Depois de sediar a abertura oficial do evento, no período da manhã, o Auditório Jequitibá será palco, das 14h às 19h30, das discussões relacionadas aos desafios do uso da água e o gerenciamento dos resíduos sólidos. As realidades e desafios do uso da água e o gerenciamento dos resíduos sólidos serão apresentados e discutidos à luz das experiências, evoluções e inovações que o setor produtivo tem vivenciado nesta quarta revolução industrial (indústria 4.0). Além dos painéis de apresentações e debates, serão realizadas palestras de cases e oportunidades.
Paralelamente, no espaço Amoreira I, o tema “A Gestão das Florestas Urbanas nas Cidades Brasileiras” será explorado por palestrantes de reconhecimento nacional nas suas áreas. Aberto ao público em geral, o programa é voltado a gestores ambientais, servidores públicos, ambientalistas, técnicos da área ambiental, estudantes e pesquisadores, e interessados em geral.
Já, no espaço Amoreira II, os debates serão em torno do tema “Direitos da Natureza e Políticas Públicas para uma nova sustentabilidade”, cuja abertura, às 14h, será marcada por uma cerimônia indígena.
Enquanto isso, o tema “Desafios e oportunidades para a agenda de Segurança Hídrica no Brasil”, no espaço Amoreira III, será discutido à luz dos impactos das mudanças climáticas com apresentação das diferentes perspectivas sobre o protagonismo dos municípios, suas competências e experiências práticas na gestão local da água e do saneamento. A proposta do debate é superar a compreensão geral de que segurança hídrica significa aumento da oferta d’água e propor estratégias e abordagens complexas e inovadoras para promoção de uma nova cultura política de cuidado com a água.
Ao mesmo tempo, no espaço Carvalho II, será desenvolvido o tema “Diálogos sobre áreas protegidas locais”; e no Carvalho III, a discussão será sobre “Conhecimento, tecnologia para o planejamento urbano e o Programa Cidades Sustentáveis”.
No espaço Seringueira, a discussão será sobre “Gestão de recursos hídricos – experiências e resultados nas Bacias PCJ” e, no Manacá, o tema será “Financiando a preservação Ambiental: mudanças no Pacto Federativo e no ITR”.
Destaque
Destaca-se na programação deste primeiro dia de evento, no estande da Anamma, às 16h30, a sessão de autógrafos e o lançamento do livro “Gestão Ambiental para Cidades Sustentáveis”. Organizada pela supervisora departamental da SVDS, Andrea Struchel, e pelo secretário Rogério Menezes, trata-se de uma obra coletiva escrita por profissionais da SVDS com experiência ou vivência nos assuntos abordados nos capítulos. “O projeto do livro foi concebido com o objetivo de valorizar e compartilhar as experiências locais em gestão ambiental”, explica Rogério Menezes.
O livro relata as estratégias e soluções locais bem-sucedidas de gestão ambiental no tocante ao desenvolvimento econômico e social aliado à proteção do meio ambiente.
A edição, patrocinada pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, será distribuída aos prefeitos e secretários ambientais presentes ao evento e também estará disponível para venda aos interessados.
A programação completa e as inscrições, gratuitas, para o 2º Fórum Brasil de Gestão Ambiental são acessadas pelo site https://cristalgloss.com/fbga.com.br/.
Serviço
II Fórum Brasil de Gestão Ambiental
Data: 26, 27 e 28 de junho de 2019
Local: Pavilhão Expo Dom Pedro - Campinas – SP
Endereço: Avenida Guilherme Campos, 500 – Bloco II
Jardim Santa Genebra.
Commentaires